domingo, 4 de março de 2012

Cartas Uruguaias - N° 1

Eu poderia começar citando Pero Vaz de Caminha: "A terra em si, é de muito bons ares..."

    Montevideo (ou Montevidéu na grafia brasileira) é uma cidade encantadora. Não tem a pretensão de ser europeia como Buenos Aires, mas também não tem aquele ar provincial. A cidade é pequena, as pessoas são amáveis e o Rio Prata é generoso com este lugar, para qualquer lugar que se olha, ali está o Río de La Plata abraçando Montevideo. Enfim, como já era esperado, caí de amores pela cidade antes mesmo do avião tocar o solo uruguaio.
   O voo foi tranquilo, apesar do meu problema com aviões. O "badalado" atendimento da TAM não me surpreendeu tanto. Porém, pelo preço que eu paguei pelas passagens se eles me envolvessem em plástico bolha e me amarrase no compartimento de cargas eu ainda estava saindo no lucro.
   Diferente do meu desembarque há 18 meses atrás na outra margem do Prata, o meu desembarque em Montevideo foi super tranquilo. O agente de imigração foi super educado e consegui chegar no centro da cidade sem grandes problemas.
   Cheguei ao hostel por volta das 15:00 larguei tudo no locker e fui ter o primeiro contato com a cidade. Visitei a Plaza de Caganha, a Plaza Independencia, a Peatonal Sarandí... Enfim, "o casco viejo" de Montevideo.
   No final da tarde tomei um táxi (que ficou uma pequena facada) até a Fortaleza del Cerro. Bem, o museu estava fechado, mas a vista que se tem da baía de Montevideo valeu o valor da corrida. Simplesmente sensacional.
   Hoje o dia foi dedicado às Ramblas. Caminhei cerca de 18km entre a Playa de Buceo o Barrio Sur. Sensacional (acredito que vou repetir várias vezes esta palavra).
  Aqui está fazendo um calor infernal, hoje a temperatura encostou nos 37°C. Passei um pouco mal devido o calor, mas  já está tudo em ordem novamente.
  Já conversei com alguns brasileiros, franceses e uruguaios. Mas, ainda, não encontrei ninguém para sair durante o dia. No entanto, estou curtindo muito ficar um pouco sozinho com os meus pensamentos.
  Estou precisando deste tempo comigo mesmo. Reavaliar algumas diretrizes da vida. É muito mais fácil realizar o exercício da reflexão sobre os seus atos quando você está fora do palco que você atua.
  Bem, amanhã eu talvez eu vá a Punta del Este. Segundo as previsões a partir de terça-feira o tempo irá mudar aqui, e ir para Punta com chuva e ficar sem o pôr do sol na Casa Pueblo seria frustrante.

Palacio Salvo

Puerta de la Ciudadela

Vista da Baía de Montevideo desde o Cerro



 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário